Download WordPress Themes, Happy Birthday Wishes
Home / Finanças Pessoais / Dicas para cuidar bem do seu dinheiro (II)

Dicas para cuidar bem do seu dinheiro (II)

  1. Ganhe dinheiro

Ganhar é o primeiro passo na administração do seu dinheiro. O trabalho é a forma natural de se ganhar dinheiro. Hoje em dia, quando pensamos em trabalhar, quase que naturalmente pensamos em emprego. Mas você sabe que as oportunidades de emprego são cada vez mais difíceis, pois há muita competição. Então, prepare-se para ser o melhor naquilo que você faz. Assim você estará em condições de competir com a concorrência. Mas não fique pensando só no emprego. Muitas pessoas estão se preparando para serem empresários, consultores, enfim, formas alternativas de empreender e assim ganhar o dinheiro que você necessita. Nunca esqueça de trabalhar em algo que seja relevante para você, ou seja, algo que traga significado para sua vida, pois assim você terá mais garra para enfrentar as dificuldades inerentes a qualquer atividade profissional e fazer sucesso.

  1. Faça Investimentos

Quando perguntado se conhecia as sete maravilhas do mundo o barão de Rothschild teria respondido: Não, mas conheço a oitava, os juros acumulados. É verdade. Quando você consegue separar uma certa quantia mensalmente e investe, os juros trabalham a seu favor. Lembre-se de que você necessita separar uma parte daquilo que você ganha para necessidades emergenciais (conserto de carro, eletrodomésticos, etc.), como também para necessidades de médio prazo (troca de carro, reforma da casa, etc.) e longo prazo (aposentadoria, compra de imóvel, etc.). Isto é o que eu chamo de “montar o seu próprio banco”. E realmente funciona. Se você almeja o sucesso financeiro, lembre-se sempre que não pode cair no erro de comprometer toda sua renda com seu estilo de vida.

  1. Seja um doador

É um erro pensar que as doações vão levar você a dificuldades financeiras, desde que realizadas com o equilíbrio necessário. As pessoas mais bem sucedidas financeiramente foram doadores generosos. O rei Salomão já dizia que “quem reparte generosamente seus bens com outras pessoas se tornará cada vez mais rico; quem procura segurar mais dinheiro do que necessita acabará perdendo tudo.” Assim como você tem dons e talentos especiais que beneficiam a sociedade, seu dinheiro também faz um papel importante ao ser compartilhado com pessoas e organizações que atingem necessidades a serem supridas.

 9. Eduque-se financeiramente

Como tudo o que aprendemos na vida, a educação financeira é um processo. Como sempre temos que lidar com o nosso dinheiro, precisamos nos reciclar para sabermos a cada dia qual a melhor forma de ganhar e aplicar o nosso dinheiro. À medida que você aprende e pratica, não se esqueça de ensinar a seus filhos a fazerem o mesmo, se você for casado, ou às pessoas com as quais você se relaciona. Como educação financeira infelizmente não se aprende na escola, você estará dando uma grande contribuição à sociedade ao aprender, praticar e ensinar os bons princípios de educação financeira.

  1. Concentre-se nos relacionamentos

Eu acho que, quando o assunto é dinheiro, o maior erro que você poderia cometer é concentrar sua atenção exclusivamente no próprio dinheiro, em sua mera acumulação. Lembre-se sempre que seu maior bem são seus relacionamentos, as pessoas que amam você, como sua família e seus amigos, como também aqueles que serão beneficiados com sua ação ao longo da vida. O dinheiro só existe para suprir as necessidades e desejos das pessoas, nunca para vivermos em função dele. Por isso, aplique seu dinheiro para seu benefício e para o das pessoas com as quais você se relaciona.

Por último, e o mais importante. Estabeleça um relacionamento com Deus. Há uma expressão de Jesus registrada nos Evangelhos que resume a importância crucial de um relacionamento com Deus. Ele declara: “Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”. Em minha vida pessoal, familiar e nos negócios tenho experimentado que um relacionamento pessoal com Deus é algo de valor inestimável, e o impacto deste relacionamento será marcante em todas as suas realizações.

Sucesso!

 

FONTE: Paulo de Tarso

Leave a Reply