Download WordPress Themes, Happy Birthday Wishes
Home / Finanças Pessoais / Ganhando dinheiro

Ganhando dinheiro

Eu me lembro de já ter ouvido vários comentários de pessoas que foram contratadas para trabalhar nas empresas ainda quando estavam cursando o ensino médio ou a universidade ou que eram disputadas por empresas concorrentes devido à escassez de mão de obra. Devia ser o mundo ideal para os que estavam ingressando na população economicamente ativa. Sem dúvida, conseguir um posto trabalho com certa facilidade deixaria qualquer jovem atual com água na boca. Mas, o mundo mudou e agora vivemos uma realidade bem distinta daquela do passado não tão distante.

O tempo de lazer vai aumentar!

Voltando um pouco mais perto no tempo, recordo-me de algumas matérias que li ou escutei que diziam que, devido à implementação de tecnologia nas empresas, o tempo dedicado ao lazer iria aumentar. Nada mais lógico, pois como a produtividade aumentaria, as tarefas seriam realizadas num tempo bem mais curto e aí sobraria mais tempo para o lazer. Mas, na prática, o que aconteceu? Apesar da maior produtividade, as empresas fizeram uma reengenharia, dispensaram grande parte de seu pessoal e os que ficaram estão pagando o pato de ter que trabalhar cada vez mais. Semana passada liguei para minha gerente do banco e comentei: Puxa há quanto tempo não nos falamos! Ao que ela respondeu: aqui é só correria, quase não dá tempo pra parar!

Trabalho com significado.

Então como devemos encarar esta questão de como ganhar dinheiro? Eu penso que primeiramente nós necessitamos compreender o que realmente traz significado para nós como pessoas. Porque num mercado tão competitivo, como eu vou me sobressair se estiver trabalhando apenas por dinheiro? Bom, talvez num primeiro momento, apenas o retorno financeiro seja um ingrediente suficiente para esta equação, mas no longo prazo, ele provavelmente se mostrará frágil e ineficiente. Eu digo isto porque sei que as pessoas pesam bastante qual o retorno financeiro quando avaliam a questão de carreira profissional. E de certa forma, os pais influenciam também na decisão dos filhos sobre qual carreira ele ou ela deveria abraçar. Eu acredito que Deus, na sua sabedoria, talhou as pessoas com certas habilidades e talentos, os quais se forem utilizados devidamente farão a grande diferença no mercado de trabalho e trará um significado especial para cada pessoa no contexto social em elas vivem.

Atitude. Um elemento essencial.

Eu escrevi um artigo falando sobre a atitude. Ela é um elemento essencial na nossa formação e eu diria que tem importância capital em qualquer momento de nossas vidas. Por que? Porque devemos entender a vida como um processo. Às vezes pensamos que só realizaremos bem algo que seja do nosso interesse particular, mas no mundo real as coisas não funcionam bem assim. Por exemplo, na formação educacional e acadêmica, estudamos muitas coisas que por vezes não são atrativas. E mesmo na formação profissional, temos que exercer funções e tarefas que e nem sempre desejamos. Isto não contradiz a minha defesa por um trabalho significante, apenas demonstra que há um processo, às vezes longo, de preparação para alcançarmos aquilo de nos traz significado, mas, em qualquer momento, devemos empreender uma atitude correta em relação ao trabalho, fazendo tudo da melhor forma possível, sendo o melhor naquilo que fazemos.

Sucesso!

FONTE: Paulo de Tarso

Leave a Reply