Download WordPress Themes, Happy Birthday Wishes
Home / Finanças Pessoais / Educar financeiramente – compromisso de todo pastor

Educar financeiramente – compromisso de todo pastor

Ao longo dos anos em que tenho atuado como educador financeiro tenho constatado que os cristãos têm lidado com os mesmos tipos de problemas financeiros com os quais lidam os não cristãos. Ganhos insuficientes, gastos acima dos ganhos, endividamento crônico, falta de reservas, pouca generosidade, e a lista poderia se estender muito mais.

Quem perde com tudo isso? Evidentemente perdem as pessoas, as famílias e a igreja, que devido aos caos financeiro que se instalou entre os membros de sua comunidade, vê seus projetos de evangelização andar a passos de tartaruga como conseqüência da incapacidade financeira daqueles que potencialmente poderiam alavancá-los.

Sucesso financeiro à vista

A boa notícia é que a Bíblia traz princípios para lidar com o dinheiro suficientes para mudar este quadro desanimador. Como ganhar dinheiro, fazer doações, economizar e investir, tratar as dívidas e gastar com sabedoria são alguns dos itens fundamentais trabalhados ao longo da Palavra de Deus e que, se implementados através de metas e disciplina devidas, colocará as pessoas, famílias e organizações em outro patamar, fazendo com que o sucesso financeiro verdadeiro seja algo atingível ainda nesta geração.

Pastor – pessoa chave

Graças a Deus, durante todo o tempo em que temos realizado as palestras e seminários de finanças, temos contado com o apoio de pastores e líderes de visão, que se dispuseram a investir na educação financeira dos membros de sua igreja, e certamente não se arrependeram da decisão de dar aos seus liderados uma ampla visão de como lidar com o dinheiro de forma eficaz, levando-os ao equilíbrio e sucesso financeiro. Nada me anima mais do que conversar com estes líderes, de ouvir seus planos e, acima de tudo, de saber do seu interesse genuíno pelas ovelhas.  Estes homens e mulheres líderes sabem o sucesso financeiro de suas igrejas e organizações passa primeiramente pelo sucesso financeiro de daqueles que lideram.

Educação Financeira – Responsabilidade do pastor

Como líder, o pastor tem pelo menos três grandes responsabilidades quando o assunto é dinheiro: cuidar bem de suas finanças pessoais e de sua família; cuidar das finanças da igreja ou organização que lidera; prover educação financeira de qualidade para todos os que estão sob sua liderança (leia o artigo Finanças – desafios para liderança, onde detalho estas responsabilidades). Alguns líderes não têm sido eficazes em lidar com o dinheiro, e outros têm caído por conta de sua inabilidade com as finanças.

José, filho de Jacó, em minha opinião o maior administrador financeiro no contexto bíblico (excetuando-se Jesus, evidentemente) nos deu uma clara demonstração de como usar os recursos para beneficiar a humanidade. Eu penso que um líder de visão também pode dar uma contribuição humanitária e espiritual efetiva à sociedade quando abre a visão para se educar e educar os que estão sob sua liderança.

Concluindo

Embora a problemática financeira seja uma realidade para cristãos e não cristãos, os primeiros contam com orientações seguras da Palavra de Deus para mudar este quadro desanimador, levando ao equilíbrio e sucesso financeiro.

O pastor e líder de visão é uma pessoa chave para prover educação financeira para os membros de sua igreja ou da organização que lidera.

Em minha opinião, a igreja pode a deve ser o instrumento de Deus para mudar completamente o quadro financeiro da qualquer nação para melhor. Iniciando com seus próprios membros e também alcançando os não cristãos.

Sucesso!

FONTE: Paulo de Tarso

Leave a Reply