Download WordPress Themes, Happy Birthday Wishes
Home / Devocional / Não deixe sua casa cair

Não deixe sua casa cair

“Um dia a casa cai” = situações em que algo começou errado e certamente terminará pior ainda.

 Jesus falou de dois homens que fizeram suas casas normalmente com a única diferença em sua base.

Um construiu sobre a pedra e outro sobre a rocha. A diferença entre eles foi ainda maior quando veio uma tempestade sobre as duas casas e a que foi erguida sobre a areia desabou enquanto a que estava sobre a rocha permaneceu intacta.

 Leia – Mateus 7.24-27

A parte fundamental de uma família é o AMOR, “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”  1 Coríntios 13:13

Mas hoje veremos  4 fatos que sustentam a família comparando com 4 colunas de uma edificação:

1- :

A primeira coluna de sustentação da família é a fé. Jesus começa a descrição destes dois homens como “aquele que ouve” (v.24 e 26). Isso nos lembra da fé porque “a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10.17).

Sem fé a família está enfraquecida porque “a fé é o firme fundamento” (Hebreus 11.1).

Muitos lares esmorecem porque não cultivam a fé entre si e quando passam por tempestades não acreditam que podem superar. Os desejos, as situações cotidianas falam tão alto e que muitas vezes buscamos ajuda com vizinhos os amigos e esquecemos do mais importante BUSCAR DEUS, TER FÉ EM DEUS

Se está difícil hoje, tenha fé e busque Deus. “o choro pode durar uma noite, mas alegria vem pela manhã”  (Salmos 30:5)

Alicerce sua família com fé! Orem junto, entregue todos os dias sua casa a Deus e diga: Senhor esta casa é tua casa, faça morada nela e em todos os habitantes do meu lar!!

 2- SABEDORIA:

Os dois personagens desta palavra são chamados de “homem prudente” (v.24) e “homem insensato” (v.26). A sabedoria foi o diferencial entre eles.

A família precisa de sabedoria de Deus em todas as suas decisões. Um dos motivos que tem faltado sabedoria é a ausência do temor de Deus porque “o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam” (Salmo 111.10). Quando as pessoas não respeitam nem a Deus também não conseguem respeitar os familiares. Então peça a Deus sabedoria em tudo o que for fazer, em todas as decisões que forem tomar.

 

Alicerce sua família com temor de Deus! Ore ao Senhor pedindo Sabedoria.

3- OBEDIÊNCIA:

Jesus disse que um homem praticava sua palavra (v.24) e outro “não as pratica” (v.26). Outro aspecto que diferencia estes dois homens em suas casas é a obediência a Deus.

Não adianta a família ser apenas religiosa. Precisa também viver sua fé em seu lar (Tiago 1.22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos).

Todos se conhecem e sabem quem realmente são dentro de casa. Quando obedecemos a Deus conseguimos vencer através da obediência. Mesmo que os sentimentos se abalem devemos amar por obediência ao mandato de Jesus de amar ao próximo (Marcos 12.31). O nosso próximo mais próximo está dentro de casa.

Alicerce sua família com obediência!

4- PERSEVERANÇA:

As duas casas do texto passaram pela mesma tempestade com chuva, ventos e enxurrada (v.25 e 27).

Toda família sem exceção passa por temporais e lutas e quando está alicerçada sobre Cristo torna-se mais forte e mais unida depois que passa a tempestade (Romanos 5.3,4 – E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,E a paciência a experiência, e a experiência a esperança).

Por isso é preciso perseverar e suportar o que for preciso porque tudo passa, mas “o amor tudo suporta” (I Coríntios 13.7). Da mesma forma que durante um temporal você espera acalmar para sair, também devemos esperar as lutas passarem e não pensar que vão continuar para sempre.

Alicerce sua família com perseverança!

 

CONCLUSÃO:

A família precisa de alicerces firmes que a sustente. A base deve ser Cristo representado pela Palavra de Deus. Se você está segurando sua família, fique firme e peça força a Deus que te fortalece. Através das colunas da Fé, da Sabedoria, da Obediência e da Perseverança o lar se mantém de pé.

Jesus é contigo e não deixará sua casa desmoronar porque o propósito de Cristo é salvar as famílias (Atos 16.31 Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa).

 

Que o Senhor Jesus abençoe sua família, derrame bênção sobre seu lar e você possa declarar :

 Minha casa será uma casa de bênção
Minha casa será um pedaço do céu
Nela estarão reunidos adoradores
Que só exaltam ao Deus verdadeiro e fiel

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.