Devocional

A LIBERTAÇÃO QUE TRAZ TRANSFORMAÇÃO.

Se você precisa de libertação e uma vida transformada, hoje pode ser a sua vez.

 

TEXTO BÁSICO: Marcos 5:1-20 (vs.18-20)

A história do endemoninhado de GADARA.

Jesus e seus discípulos chegaram à outra banda do mar (Mar da Galiléia-MTiberíades-Lgo Genesaré).

O lugar: a província dos gadarenos.

Logo que Jesus sai do barco, sai ao seu encontro, dos sepulcros um homem com espírito imundo (endemoninhado).

O indivíduo tinha família mais não vivia com ela. Era impossível que uma pessoa no estado dele pudesse viver com a família.

Diz o texto (v.3) que sua morada era nos sepulcros.

O que será que ele comia num lugar como este? Que tipo de vida esse homem vivia. Com certeza nenhuma qualidade boa de vida.

Com a grande quantidade de demônios que habitava nele ele se tornava uma pessoa tão forte, com tanta força que nem ainda com cadeias, grilhões, o podiam prender. Porque tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços e os grilhões em migalhas e ninguém o podiam amansar. Talvez saísse fazendo uma série de coisas, trazendo muitos transtornos até mesmo no lugar que vivia. Posso imaginar o medo, pavor que as pessoas tinham desse homem.

E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.

Já vi e ouvi falar de várias experiências com endemoninhados:

Endemoninhado arrancar portão e avançar contra pessoas; pegar fogo no braço mais não queimar. De se soltar de várias pessoas que o seguravam; de alucinar de medo pessoas que estavam em determinada reunião para expulsão de demônios; de querer matar a pessoa, mas se manifestava de forma muda. Mas no final todos foram expulsos.

Mas esse homem com espírito imundo, veio dos sepulcros para ter um encontro com Jesus e quando ele o avistou ainda de longe, correu e chegando perante Jesus o adorou.

Vejam, os demônios conhecem a Jesus e sabem quem é Jesus, sabem que Ele é o Filho de Deus, o Salvador da humanidade, o libertador. Não foi à toa que Jesus na passagem de Mateus 4:10 disse para Satanás: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”.

Na sequência o endemoninhado clamando com grande voz, disse: (v.7) Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes.

Vocês sabem por que o endemoninhado dizia isso?

O v. 8 esclarece: (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo).

 Jesus também lhe perguntou? Qual é o teu nome? A resposta foi: Legião é o meu nome, porque somos muitos. –v.9.

“A palavra legião é de origem militar romana e é a designação da maior divisão do exército romano, com aproximadamente 6.000 soldados de infantaria e 120 soldados de cavalaria e ainda de tropas auxiliares para serviços especiais. Ou seja, um grande número de soldados que mostrava o poderio militar de Roma.”

Pode se entender que as legiões romanas eram um sinal de opressão, morte, ou tudo aquilo que lembra coisas ruins. Em outras palavras a ação de demônios na vida de uma pessoa, uma vez que o mal toma conta da vida desta pessoa é semelhante ao mal que faz a presença de uma legião em uma determina região do Império Romano. Jesus tem o poder de expulsar os demônios, i.é., “o mal de uma pessoa”.

 A principal compreensão não esta em saber o número exato da Legião de demônios, mas o fato de que eram muitos. O evangelista quer nos dizer que em relação ao demônio, Jesus derrotou de tal maneira, que eles são incapazes e inoperantes para alcançar o domínio definitivo. A presença de Cristo privou todas as forças malignas e diabólicas de qualquer poder, com a sua ressurreição.

V.10 – Os demônios começaram a rogar, muito, a Jesus que os não enviasse para fora daquela província.

Eles gostavam daquele lugar. Será que isso não está acontecendo com você também, os demônios estão gostando de você e do lugar em que vive.

Parece ser que há lugares, coisas, e pessoas mais propícias à presença e morada de demônios.

Os demônios não tem corpo, portanto precisam de um corpo para habitar. Eles estavam desesperados. Vendo a manada de porcos, pediram a Jesus dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. v.12b

E Jesus logo lho permitiu. – v.13

 

AGORA VEJAM:

“E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar. – v.13

Pense aqui comigo:

Viram como eles precisam de um corpo.

O fim dos porcos foi a morte.

A bíblia diz que o dia o veio para roubar, matar e destruir, e era o que ele queria fazer com o endemoninhado, mas não tendo êxito fez com os porcos.

Esse é o objetivo de Satanás: roubar, matar e destruir. É isso que ele quer fazer com você também. Mas com Jesus Ele não vai conseguir.

Os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido. – v.14

E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. – v.15.

E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado; e acerca dos porcos. – v.16.

E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos. – v.17

Com estes acontecimentos testemunhados no lugar de ficarem alegres pelo livramento e transformação ocorrida na vida daquele homem, ficaram foi perplexos, com medo, e pediram a saída de Jesus da cidade. Tudo indica que o motivo principal do clamor para que Jesus se retirar-se daqueles termos era por terem perdido parte da economia daquela cidade. Mamom era mais importante para eles do que Jesus. Confiando na economia e não em Jesus o Senhor de tudo.

Certa feita Jesus entrou na própria cidade em que viveu a sua infância, entrou na sinagoga, e leu o texto de Isaías que dizia “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor.” E os da sinagoga o expulsaram da cidade e queriam mata-lo, mas Jesus passando no meio deles se retirou da cidade. Os de Nazaré também rejeitaram a Jesus e os seus milagres.

Bem, os de Gadara, rejeitaram a Jesus, assim como os de Nazaré e você, o que você vai fazer com Jesus, rejeita-lo ou aceita-lo na sua vida?

v.18 – diz que: E, entrando Jesus no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.

Faça como esse homem que era um endemoninhado, com muitos espíritos imundos, mas foi liberto e transformado, agora limpo, em pleno juízo, e vestido, roga a Jesus para segui-lo com os doze.

Seja você também purificado por Jesus e o siga, o adore, para sempre. Jesus tornará você uma nova pessoa.

Jesus não permitiu que aquele homem fosse com ele, mas deu-lhe uma missão: (v.19) – “Vai para a tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.”

Agora ao que havia sido endemoninhado lhe foi dado uma missão de anunciar as maravilhas de Jesus na vida dele.

Provavelmente esse homem levou muita gente a Jesus e se tornaram discípulos (seguidores) de Jesus.

Torne-se você também como um destes.

Nesta conclusão digo que se você está vivendo uma vida insana, impura, demoníaca, sem paz no coração, aflito e desesperado, com muitos problemas na vida, saiba, a pessoa que pode mudar este quadro na sua vida chama-se JESUS.

Abra agora o seu coração e se entregue a ele sem reservas. Diga para Jesus: Senhor, eu sou todo seu. Perdoa os meus pecados e quero à partir de agora viver a minha vida em ti e que tu vivas em mim.

E tomo posse na nova vida, vida plena pra eternidade em Jesus Cristo.

Amém!

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo