Devocional

COMECE E TERMINE O ANO BEM

Estamos começando um novo ano, até aí nenhuma novidade, mas que tal começar o ano bem e continuar assim por todos os 365 dias do ano? Então, siga as instruções que mencionarei baixo:

  1. Ame a Deus e ao próximo.

Veja se não é isso que ensina a Palavra de Deus em Mateus 22: 35-37 – “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. de todo o vosso coração e entendimento”.

  1. Coloque Deus no primeiro lugar da sua vida.

Não dê este lugar para ninguém ou a qualquer coisa. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33.

  1. Leia diariamente a Palavra de Deus (Bíblia Sagrada).

Confirme se não é o que diz a Palavra no texto de Salmo 1:2- “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Lembre-se que a Palavra é viva e eficaz, ela  nos santifica, é proteção,  liberta, ensina, consola, renova, guia, transmite vida, dá paz e nos enche de amor.

  1. Ore constantemente.

Dê uma olhada e veja se não é o que diz a Palavra de Deus em 1 Tessalonicenses 5:17 – “Orai sem cessar”. Gaste o máximo de tempo que você puder em oração todos os dias da sua vida.

  1. Confie em Deus sempre e acima de todas as coisas.

O Salmo 37:5 cita sobre essa confiança que devemos ter em Deus – “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará” e “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”- Salmos 125:1, e ainda o apóstolo Tiago em 1:6 registra “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte”. Portanto, nunca duvide de Deus em momento algum da sua vida, pois quem duvida nunca recebe de Deus.

  1. Seja fiel a Deus.

Deus tem bênçãos prometidas àqueles que lhes são fiéis. Note o que escreve o evangelista Mateus em 25:23 – “Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”. Confiar em Deus é necessário.

  1. Seja sábio.

Exerça a sabedoria no seu viver diário. Diz o apóstolo Tiago que Deus dá sabedoria a quem pede a Ele com fé, não duvidando  – Tiago 1:5-6. Uma prova de que uma pessoa é temente a Deus é quando ele tem o Temor a Deus, porque o temor a Deus é o princípio de toda a sabedoria – Provérbios 9:10.

  1. Projete os projetos de Deus para a sua vida e não os seus próprios projetos.

Veja o que diz o texto de provérbios 16:1 – “Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua”, bem como o texto de Provérbios 19:21 – “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá”. Seus projetos devem ser os projetos de Deus – o homem planeja, mas a vontade de Deus é o que deve ser realizado.

  1. Seja justo.

Diz a Palavra “Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo” – 1 João 3:7 – portanto, não use de dois pesos e duas medidas. Não use do jugo desigual. Doa a quem doer, exerça a justiça de acordo com os princípios da Palavra de Deus.

  1. Fale a verdade.

A Bíblia nos ensina que devemos falar a verdade para com o nosso próximo. Fale sempre a verdade. Não tenha medo de falar a verdade. “Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas”. Zacarias 8:16.

  1. Valorize a sua família, ame-a, faça tudo por ela.

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. 1 Timóteo 5:8. Dedique tempo para a sua família, invista nela com muito amor.

  1. Ajude as pessoas mais necessitadas

Se não dá para ajudar a todos, foque em alguém ou ministério aos carentes. Assim diz a Palavra: “Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados”. Provérbios 31:9; “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?” 1 João 3:17; “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal”. Salmos 41:1. Lembre-se que a palavra diz que aquele que lança o seu pão sobre as águas depois de muitos dias o achará (Eclesiastes 11:1)

  1. Participe dos projetos da sua igreja.

Esteja engajado neles contribuindo para que sejam concretizados.  1 Coríntios 3:8,9ª.  – “Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho”; “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58.

  1. Seja um verdadeiro adorador de Deus.

 Não dê o lugar dele para ninguém, nem para qualquer coisa. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. João 4:23. Adore unicamente a Deus Pai e ao seu Filho Jesus Cristo, o Deus encarnado.

  1. Tenha Jesus como seu único e suficiente Salvador e Senhor.

O sacrifício de Jesus realizado na cruz do calvário foi suficiente – “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”. Hebreus 9:28; “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Lucas 2:11; “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Romanos 10:9. Quem tem Jesus tem tudo, quem não tem não tem nada. Quem tem Jesus é salvo para a eternidade.

Perceba que comecei a lista com Deus o Pai e a concluí com o Filho de Deus – Jesus, e foi a propósito. Nossa vida tem que estar contida nEle. Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”. João 10:30. Assim nós também devemos ser um nEle. À lista acima, bem poderia acrescentar outros itens, mas estou certo que você, com fé se esforçar e for submisso ao senhorio de Jesus Cristo, conseguirá colocar em prática todos esses ensinamentos. O que você está esperando? Comece já! Comece e termine bem o ano.

AGORA É SÓ PRATICAR!

FONTE: Pr. Onésimo (Igreja Batista Barcelona SEDE)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo