Somos Vasos
E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês (Rm 8.11)
Se tivéssemos que fazer uma comparação entre o ser humano e algum objeto, qual objeto escolheríamos? Um computador? Que tem muitos dados armazenados em seu HD? Que tal uma geladeira? Que fica ligada dia e noite trabalhando para conservar os alimentos e todos possam estar bem alimentados? Uma flor? Bonita, cheirosa, embora tenha alguns espinhos e murche rapidamente?
Deus fez esta comparação e escolheu um vaso de barro. Oportuno, pois um vaso de barro é frágil como todo homem. Deus, através desta comparação, ensina a necessidade de humildade que as pessoas devem demonstrar em suas vidas. É o que diz o texto: “para que a excelência do poder seja de Deus” (ARA 2 Co 4.7b).
Paulo quer deixar claro que o seu ministério dependia totalmente de Deus, tudo o que ele fazia e o que ele era estava intimamente relacionado com o que Cristo estava fazendo em sua vida. Paulo não quer ser elogiado como um vaso de ouro, nem ser desprezado como se a sua vida não tivesse nenhum valor. Paulo quer chegar a um equilíbrio.
Carregar este grande tesouro também nos dá segurança e força para a vitória diante das dificuldades. Paulo descreve o que acontece conosco externamente por sermos como um vaso de barro e também como deve ser nossa reação interna por termos dentro de nós grande tesouro. “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.” (2 Co 4.8-9)
Certamente devemos ser um vaso submisso, humilde e dependente do Senhor. Um vaso valioso por guardar dentro de si grande tesouro. Será que somos um vaso que discute com o oleiro? Será que somos um vaso conhecido pela beleza de nossa pintura ou um vaso de barro com um grande tesouro?
A felicidade está relacionada ao conteúdo.
Fonte: Devocinal Dia a Dia