Devocional

Os Nomes de Deus

JEOVÁ (YHAWEH): “EU SOU” – Êxodo 3:14

JEOVÁ em nossas Bíblias vem traduzido como SENHOR (com todas as letras maiúsculas). É aquele que se revela ou existência eterna. Escreve-se YHWH e não tem pronúncia, por isso e também por respeito ao nome de Deus (Êxodo 20.7), os judeus não liam esta palavra no texto, mas faziam uma pausa silenciosa ou diziam Adonai, que significa Senhor. O nome JEOVÁ ou JAVÉ significa literalmente “EU SOU”, aqui o Senhor está mostrando que ELOIM é eterno, existe para sempre e também está se revelando, se apresentando ou se mostrando a nós quando diz: “EU SOU” Deus se revelou plenamente à humanidade através de Jesus, que também se apresentava como ‘EU SOU’ (João 8: 58), dizendo: EU SOU a Vida, a Verdade, o Caminho, a Porta, o Pastor, o Pão e a Água da vida, a Videira verdadeira, Princípio e o Fim. (Apocalipse 22: 13).

EL SHADAY: Deus Todo Poderoso, Onipotente – Gênesis 17:1

Jesus também se revela como EL SHADAY, fazendo o impossível, curando, expulsando demônios e dizendo: (Mateus 28: 18).

ADONAI: Senhor (dono) – Provérbios 9:10

Quando Jesus foi proclamado pelos anjos, foi chamado de ADONAI (Lucas 2: 11).

JEOVÁ JIRÉ: Deus proverá – Gênesis 22: 8-14

Jesus também se mostrou com JEOVÁ JIRÉ, quando transformou a água em vinho, na pesca maravilhosa, na multiplicação dos pães e peixes.

JEOVÁ M’KADESH: o Deus que santifica – Isaías 6.3

Os anjos declaravam que Deus é KADOSH = Santo e naquele momento JEOVÁ-M’KADESH santificou a vida do profeta. (Josué 3: 5). O Espírito Santo é chamado de Santo porque Deus é Santo e o Seu Espírito santifica os homens. Você tem permitido que JEOVÁ-M’KADESH santifique a sua vida?

JEOVÁ NISSI: O Senhor é a nossa bandeira – Êxodo 17:15. Jesus foi erguido na cruz e este é o nosso símbolo de vitória, que Jesus venceu a cruz. Por isso nós como soldados do exército de Deus (Efésios 6: 10).

JEOVÁ RAFÁ: Eu sou o Deus que te sara – Êxodo 15:26. Jesus ao trazer salvação integral aos homens curou toda sorte de doenças e enfermidades, (Mateus 4: 23 / Isaías 53: 3 e 4).

JEOVÁ SHALOM: O Senhor é a nossa Paz – Juízes 6.23,24

Jesus é Príncipe da Paz – João 14: 27.

JEOVÁ TSIDKENU: Senhor, Justiça nossa – Jeremias 23.5,6

Em Jesus somos perdoados e recebemos justificação por intermédio de seu sangue (I João 1: 9 e II Coríntios 5: 17, 18 e 21).

EL ROHI: O Senhor é o meu Pastor – Salmo 23.1

Jesus disse que é o BOM PASTOR – João 10: 14

JEOVÁ SHAMNAH: O Senhor está presente aqui – Isaías 63.9

A presença do Senhor foi completa quando veio e viveu entre nós e Ele disse que estaria conosco (Mateus 28: 20). Hoje o Espírito Santo de Deus está conosco e podemos ser templo do Senhor, membros do Corpo de Cristo.

EL ELYON: O Deus Altíssimo – Daniel 4:2 e 5:18

Jesus embora humilde e vivendo em forma de servo (Filipenses 2: 8, 9) subiu e se assentou nos lugares celestiais nas alturas (Efésios 1: 20 e 23) e com Ele nós também estamos nos lugares celestiais pela fé (Efésios 2: 6).

JEOVÁ TSEBAÔ: O Senhor dos Exércitos – Salmo 46:7

Nós somos servos do Senhor e os anjos de Deus estão ao nosso redor (Salmo 34: 7). Jesus recrutou um exército de discípulos (Mateus 28: 18 a 20 e Atos 1: 8) para testemunhar a Seu favor e lutarem contra o mau aqui na terra.

JEOVÁ MAKKE: O Senhor nos corrige – Ezequiel 7:9

JEOVÁ MAKKE nos ensina que Jesus foi ferido por causa das nossas transgressões (Isaías 53: 4) e que o Senhor disciplina a quem ama (Hebreus 12: 6).  Por isso Jesus ao curar alguém, sempre dizia que “estão perdoados os teus pecados” (Marcos 2.5)

JEOVÁ GMOLÁ: O Senhor das recompensas – Rute  2.12

GMOLÁ significa recompensa, retribuição e herança, mostrando que o nosso Deus nos abençoa quando somos fiéis a Ele. Este nome era muito usado semelhantemente ao ‘Deus te abençoe’ que tanto usamos hoje, ou ‘o Senhor te recompense’ e ‘Deus te pague’.

JEOVÁ ELOAI: Senhor meu Deus – Salmos 16.2

JEOVÁ ELOAI ou ELOÍ é uma expressão semelhante à quando dizemos: ‘Meu Deus!’, também como uma expressão segura de fé dizendo que o Senhor é o meu Deus. Sempre que passamos por aflições clamamos: ‘Meu Deus’ chamando por ajuda Divina.

Na cruz Jesus clamou: “Eloí, Eloí, lamá, sabactani? Que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Marcos 15:34).

EL ELOÉ: O Deus pessoal – Gênesis 33:20

O termo derivado de ELOHIM, semelhante ao JEOVÁ ELOAI, o nome EL ELOÉ* fala de um Deus pessoal, um Deus próximo

JEOVÁ ELOENU: O Senhor nosso Deus – Deuteronômio 6.4

JEOVÁ ELOENU, além de ser um Deus pessoal (ELOAH), é Deus de um povo, por isso significa ‘O Senhor nosso Deus’.

EMANUEL: Deus conosco – Isaías 7.14

Em Mateus 1: 23 lemos o cumprimento desta profecia, depois que Deus se revelou de tantas maneiras Ele quis consumar a sua obra se manifestando plenamente através de Jesus Cristo. Emanuel é Jesus Cristo, o Messias (Yeshuaramasshia) nome grego que reuniu todas as qualidades de Deus em uma só pessoa e em um só nome: JESUS!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo