Espaço Jovem

QUERO CASAR E FORMAR UMA FAMÍLIA – DEUS TEM ESSE PROPÓSITO PRA MIM?

“Eu espero… espero… espero em Deus, mas parece que nada acontece!” Você está se sentindo assim?Os dias se passam, e quase tudo leva você a crer que continuará sem conhecer um grande amor. Pra piorar, como se não bastasse, a solidão tenta invadir o seu coração, e isso em meio a tantos outros problemas pessoais que parecem chover em você.Em vez daquele “príncipe” (ou “princesa”), só têm surgido sapos e urubus no seu caminho. E pra alguns…nem isso (rsrsrs)! Brincadeiras à parte, o assunto é sério, e eu já passei por isso também, mas fiquei firme em Deus, porque o plano dEle é e sempre será este: o melhor pra nossa vida.Muitos até dizem que você vai ficar “encalhado”, que está escolhendo demais ou que precisa mudar de comportamento porque, “desse jeito, mermão, tá brabo”! Mas saiba que nada está perdido. E as lições que você verá aqui podem ajudá-lo a entender essa fase da espera e a passar por ela com maturidade. Confira!

1. Nem todo mundo vai se casar. Não se assuste com isso, mas, segundo as estatísticas, existem muito mais mulheres do que homens. Então, pelas nossas contas, alguém vai “sobrar” nessa história… Só que, pra Deus, você não é um número nem uma estatística; você é filho(a) dEle! Muitos (não todos!) de fato não se casarão; outros muitos se casarão… e só o Senhor sabe o que vai acontecer com cada um de nós. Agora, de uma coisa você pode ter certeza: se um solteiro que realmente busca uma vida de santidade sente em seu coração a vontade de um dia se casar, é bem provável que esse propósito se cumpra, sim, na vida dele (Filipenses 2.13); afinal, família é um projeto divino.

2. Não desista do melhor de Deus pra sua vida. Quando leu no primeiro item que nem todo mundo irá se casar, qual foi a sua reação? Ficou triste? Com medo de ficar sozinho? Entenda: sempre existirá o melhor de Deus pra sua vida. Sempre! E, mesmo você vivendo num mundo cheio de aflições e estando solteiro, Jesus é a sua alegria! Ele derramou o Seu sangue pra que você tenha salvação e seja feliz nEle, independentemente das circunstâncias. Agora, se mesmo assim você insiste em desistir, então pense no seguinte:

• se você não crê nas promessas de Deus, automaticamente está crendo em quem? Não há outro caminho melhor que o do Senhor. Já reparou que as pessoas que costumam sofrer as piores consequências são as que escolheram levar a vida do seu próprio jeito (e não seguindo o jeito de Deus)?

• se você acha que já esperou muito e que não aguenta mais por causa do tempo, saiba que esse tempo será o mesmo. Por exemplo, 1 ano com Deus e 1 ano sem Ele é o mesmo tempo; o que diferencia esses 365 dias é a Pessoa com quem você escolhe estar durante esse tempo. Independentemente do seu estado civil, sempre escolha estar com Deus; viver sem Ele é loucura.

3. Deus não o criou somente pra você buscar a felicidade. Você não nasceu só pras coisas boas desta terra. Acredite, há solteiros que estão na igreja só pra namorar e casar. E, quando conseguem esse objetivo, abandonam Jesus. Já reparou que muitos solteiros ficam loucos pra casar, e muitos casados ficam loucos pra ficar sozinhos? Elas buscam apenas o prazer; não querem compromisso com Deus. Mas muito mais do que fazer você se sentir feliz, o Senhor quer que você tenha uma vida de comunhão com Ele. E aí sim, naturalmente, você será muito mais feliz…em Deus.

4. Quando Deus dá uma direção, isso não significa que as coisas serão sempre fáceis. Quem nunca saiu de um culto maravilhoso, mas, bastou começar a semana… e cadê aquela atmosfera do Reino de Deus? Cadê aquela unção, aquela força pra esperar no Senhor? Você sente que está se esvaziando, e aí a sua mente começa a se encher de perguntas, do tipo: “Será que foi Deus mesmo que falou aquilo pra mim?”.

Não duvide de Deus! Nem mesmo se você recebeu uma promessa dEle, mas parece que nada de bom acontece. E não digo isso só em relação à parte sentimental, mas a todas as áreas da sua vida.

Uma historia interessantíssima que poucos reparam está em  Atos 23.11-14, onde o Senhor aparece a Paulo de modo sobrenatural pra animá-lo e fazê-lo caminhar em uma direção específica. Só que, logo em seguida, Paulo recebe a notícia de que sua vida estava em risco. Como assim? Deus promete e, logo depois, vem a luta? Ele tem os Seus propósitos, e quem somos nós pra questioná-los?

Assim acontece muitas vezes com a gente, mas não podemos desanimar. Se Deus nos direcionou, Ele está conosco, mesmo nos piores momentos.

5. Deus esconde você propositalmente. Nem sempre conseguimos ver como o Senhor age. Não estou falando de “alma gêmea” nem de “cara-metade”, e sim dos propósitos dEle. Comigo e com a minha esposa foi assim: quando solteiros, nós dois ficamos um bom tempo esperando em Deus, buscando em santidade. Mesmo sem ainda nos conhecermos, não entendíamos por que ficávamos “tanto tempo” sem alguém. Cada um até nutria um sentimento por outra pessoa, e nada acontecia. Parecíamos invisíveis diante desses pretendentes. Mas, na verdade, era Deus nos escondendo dos outros pra que a gente se conhecesse no momento certo. Então, não é porque não estamos vendo o Senhor agir que Ele não está agindo. Ele tem poder pra esconder Seus filhos e uni-los em Seu propósito. Talvez Deus também esteja escondendo você pra preservar o seu coração e dá-lo a alguém especial…como você!

6. O amor pode chegar quando você menos imagina. Essa é uma verdade que muitos ignoram. Desanimam de viver na fé, na esperança de encontrar um grande amor, simplesmente por não conseguirem ver, pela lógica deles, de onde virá essa bênção.

Às vezes, pensamos que só conheceremos alguém especial em um encontro de solteiros… e aí nos inscrevemos, rola aquela produção, aquele gel no cabelo, aquele perfume…e nada! Procuramos na igreja… e também nada! Olhamos pros amigos dos amigos… e nada! Nenhum solteiro interessante faz nosso coração bater mais forte. Nessa hora, nos esquecemos de que Deus é criativo… Sim! Só que Ele pode fazer você conhecer seu amor onde e como Ele quiser.

Na minha época de solteiro, quando eu podia, visitava congressos, igrejas, células… tudo na esperança de “desencalhar”, mas foi no curso de inglês que conheci a Claudinha. Em vez cair matando, como muitos fazem, fui perguntar a Deus em oração sobre aquele sentimento novo por essa pessoa tão linda aos meus olhos e serva do Senhor. E Deus não me respondia nada… mas Ele agia! Então, como num piscar de olhos, o amor aconteceu e foi recíproco. Deus confirmou a nossa união e nos deu muita paz.

Querido(a), não sabemos o que acontecerá com a sua vida afetiva. Só Deus tem essa resposta. Mas guarde isto: independentemente de você se casar ou não, Ele fará o melhor pra sua vida. E, mesmo se continuar solteiro(a), você será muito feliz e nunca estará sozinho(a), pois Deus faz que o solitário viva em família (Salmo 68.6).

Medite nisso, e que Deus abençoe a sua vida!

Até a próxima!

Marco Aurélio

Fonte: Eu Escolhi Esperar

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo